Rede de descanso Denaná

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sobrado José Lourenço


Em pleno burburinho do centro de Fortaleza, em meio ao corre-corre comercial, uma construção da segunda metade do século XIX permanece fincada elegantemente. Trata-se do Sobrado Dr. José Lourenço, uma das primeiras edificações de três andares no Ceará e atualmente tombado pela Secretaria de Cultura do Estado.

O sobrado foi inicialmente residência e consultório do médico sanitarista José Lourenço, destacado político local. Posteriormente, seguiu como repartição pública, oficina de marcenaria, casas comerciais, além de bordeis.

Desde 2007 é um centro de convivência das artes visuais do Ceará, garantindo ao público acesso gratuito permanentemente. No momento, está em exibição a mostra "Artes que renovam a tradição". Trata-se de uma seleção do melhor do artesanato tradicional do Estado - a renda labirinto de Icapuí, a cerâmica de Cascavel, garrafas de areia de Aracati e Artes de Juazeiro.

Visita imperdível para turistas e cearenses. Terça a sábado das 9h às 19h. Domingo, das 10h às 14h. Rua Major Facundo, 154. www.sobradodrjoselourenco.blogspot.com

Um comentário:

  1. Liolega, voces são demais! Bela divulgação das poucas grandes ações de preservação da nossa história. Só poderia ser coisa de grandes jornalistas. Parabéns

    ResponderExcluir