Rede de descanso Denaná

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A História da Rede



Há alguns anos adquirimos em um sebo de Fortaleza o conhecido livro Rede de Dormir, do potiguar Luís da Câmara Cascudo. A obra é até hoje a mais completa e importante referência quando o assunto de interesse e pesquisa é a rede. A partir deste post começaremos a compartilhar com todos que nos acompanham os trechos mais relevantes e curiosos do livro, extraídos capítulo por capítulo. O livro que temos em mão trata-se da primeira edição, com data de 1959. Uma raridade que pode ser ainda encontrada à venda em sebos pela internet valendo em média R$ 45,00. Há também uma edição mais recente, de 2003, pela Global Editora, disponível em sites de livros custando em média R$ 32,00 reais.
A ideia do livro
No prefácio, Câmara Cascudo explica como foi instigado a escrever sobre assunto tão fora do alvo de estudiosos. Logo de início ele reproduz discurso de Cícero, jurista do Império Romano (De Nat. Deorum II), séculos atrás: "Familiarizados com os objetos vistos todos os dias não os admiramos mais e nem sonhamos pesquisar-lhes as origens".
Com pensamento semelhante, Cascudo cita o professor Bruno Schier: "... mestre de Etnografia em Viena d'Áustria, pergunta , no clássico `Construção da Civilização Popular Alemã`, se não é tempo de valorizarmos os elementos humildes e de uso cotidiano como indicadores da ciência etnográfica..."
Daí Cascudo percebe a importância de "valorizar, estudar, pesquisar as coisas que vemos, usamos, construímos, conhecemos e nunca pensamos dignas de nossa atenção e cuidado cultural". E conclui: "Por isso tentei esta viagem ao redor da rede de dormir".
A partir de hoje convidamos todos a pegar carona nessa viagem cultural.

Um comentário: